Acesse PROJETO IDE

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O GRANDE AVIVAMENTO DA CHINA



- Entre, entre - disse Bao. - Deixe-me apresentar meus amigos a você.... Um deles era o Sr. Cheng... Professor de Ciências...Bao apresentou a outro, com uma piscadela, "Nicodemos"...

- Estou interrompendo a Festa? - perguntei, colocando algumas castanhas de caju sobre a mesa.

- Ah, por favor, junte-se a nós - disse Bao e encheu para mim um copo de líquido de aparência radioativa. - Esta é uma ocasião especial.

- Que ocasião?

Cheng respondeu:

- Estamos fazendo um brinde em memória do homem que fez mais do que qualquer outro para trazer à nossa amada China o maior reavivamento da historia do cristianismo!

Intrigado, eu disse:

- Vou brindar a esse sujeito! - e levantamos os nossos copos.

- A Mao Tsé - tung! - disseram eles em coro.

Engasguei, e uma castanha de caju caiu no copo de vinho.

- Descupem-me - disse ofegante --- Devo ter ouvido mal. Por um segundo, pensei ter ouvido vocês todos dizerem Mao Tsé -tung!

- Dissemos! - Afirmou Bao.

- Não entendi! - Disse, - Mao não foi um mostro?

- Deus usa também os mostros! respondeu Bao inigmaticamente.

- Ah, você precisa de um pouco mais de bebida!...

- Vocês estão brincando, certo? - disse. - Pensei que diriam Jonh Sung, Watchman Nee ou Wang Mingdao.

Então me ocorreu uma idéia.

-Mao Tsé-sung é o código para um desses três ou algum outro?

- Não! disse Nicodemos. - Estamos nos referindo ao nosso Mao.

- Não compreendo! - disse novamente.

- Nem nós... durante muito tempo! - declarou o sr. Cheng brandamente.

- E muitos ainda não entendem! - acrescentou Nicodemos.

Bao se sentou no único móvel de qualidade do seu apartamento - um sofá de jacarandá envernizado.

- O povo Chinês - começou ele - nunca foi particulamente religioso; religioso no sentido em que são os Indonésios ou os Indianos. Nós somos um povo pragmático. Nossa cultura é o confucionismo, e Confúcio

ensinou as pessoas a não desperdiçar seu tempo fazendo pergunta sem resposta, como "Deus existe?". Ele nos aconselhou a nos concentrar em verdadades que guiam nossa vida, ética simples, se você assim preferir. Não, nós não somos um povo religioso! Não permitimos que os deuses interfiram em nosso sustento.

Eu o interrompi.

- E quanto a todos os templos? Todos os deuses?

Chen respondeu:

- Certo, nós temos uma religião tradicional, mas ela é superficial.

se alguem quer um pouco de boa sorte, bate com uma vareta de incenso numa laranja, talvez espalhe um pouco de nozes em volta e ofereça isso a um deus, na esperança de obter um pouco de boa sorte - sorriu ele. - Isso é tudo. É como ler o seu horóscopo. Não existe um Deus transcendente que exija algo de nós. Não há figura de Salvador. Não existe absolutamente noção real de fé...

- Talvez seja por isso que o cristianismo nunca se difundiu de fato na China...

- E então apareceu Mao Tsé-tung - disse o professor Bao - e ele mudou tudo isso. Vocês sabem o que ele nos disse? Ele bis disse que íriamos construir o céu na terra. Ele disse que o construiríamos por meio da verdade. Ele disse que somente poderíamos fazê-lo pela fé - um no outro. Ele disse que faríamos parte de uma China eterna.

Nicodemos se abriu:

- Então ele nos organizou. Ele nos deu hinos para cantar. Instituiu rituais de confissão e arrependimento chamados "reuniões de luta". Ele até nos forçou a nos reunir em pequenos grupos para expormos juntos um texto "sagrado"...

O pequeno Livro Vermelho! - gritei.

Cheng se levantou.

No auge disso tudo, ele nos reunia na Praça da Paz Celestial. Milhões iam até lá, especialmente os jovens. Mao saía à sacada e abria os braços para os lados, com a palma das mãos para cima, quase na posição de um crucifixo. - A multidão trovejava, adulando-o, batendo o Pequeno Livro Vermelho no peito. Ele não precisava dizer nada.

Bao perguntou:

- Você sabe o que ele estava fazendo?

- Fazendo o papel de Deus - respondi.

- Exatamente! Ou, mais precisamente, ensinando o povo Chinês a adorar!.

Todos nós fizemos silêncio.Olhei para os três. O rosto deles eram marcado por rugas de preoucupação, causadas por anos de sofrimento... tipos de torturas que eles teriam suportado... ante surras e ferroadas dos anos de desespero.

- Mas vocês tinham de adorar somente a ele, certo? - Perguntei.

- Isso era o que tornava tão difícil!

Bao respondeu mais devagar.

- Sim ele tornou-se deus, e um deus ciumento. Não permitia o culto a nenhum outro deus. Ele fechou as igrejas, prendeu os pastores, queimou as Bíblias - aniquilou a igreja visível. Muitos cristãos queridos morreram.

Foi uma época horrivél.

Nicodemos disse, com ar de tristeza:

- Na época, eu era um perseguidor. Eu odiava os cristãos de todo o meu coração e tenho coisas ruins em minha conciência. Joguei um pastor da janela do segundo andar, e ele quebrou a espinha dorsal. Mesmo assim foi mandado para um campo de trabalho forçados na zona rural.

Após um longo silêncio, perguntei:

- E que isso tem a ver com o maior reavivamento do mundo?

- Bem disse Bao -, Mao morreu em 1976. Veja, supõe-se que os deuses não morrem.Então, em em 1978, Deng Xiaoping assumiu o poder...

- Deng permitiu que a população viajasse novamente de uma para a outra provícia sem necessidade de papelada e permissões... os poucos evangelistas que restaram, como eu, começaram a pregar o evangelho na zona rural, e o que aconteceu em seguida foi maior choque de nossa vida...

- Nós começámos a falar-lhes a respeito de Jesus Cristo - atalhou o sr. Cheng - e as pessoas gritavam: "Basta, queremos crer!"

- Eu eu lhes dizia:" Esperem um minuto. Vocês não ouviram ainda a história toda" - disse Bao rindo. - E eles diziam: Não, esse é o Deus que Mao nos ensinou a procurar. Achavamos que era Mao que nos salvaria, mas isso não aconteceu, porque ele morreu. Vemos agora que deve ser ser Jesus"....

Outros evangelistas relataram o mesmo, e então por volta de 1980, um reavivamento de proporções gigantescas começou a varrer a vasta zona rural da China...

O dr.Jonathan Chao, calculava o tamanho do reavivamento rural em 50 milhões de pessoas...

- É por isso que dizemos que Mao nos trouxe este imenso reavivamento - disse Bao - Ele criou uma sociedade cheia de adoradores, e, quando o objeto de culto deles morreu, se tornaram uma sociedade de interressados com a intenção de encontrar outro deus.

- Quando o ídolo é esmagado, o evangelho cresce - disse Nicodemos.

- Então o que vocês estão celebrando é essa ironia. Quando Mao pensou ser o grande aniquilador da Igreja, na verdade estava fazendo pré evangelismo em proporções únicas na história humana ...
- Exatamente! - disse Bao. - Mao intentou o mal, mas Deus transformou isso em bem. Mao foi usado para preparar este país para o maior derramamento do Espirito jamais visto na Igreja.
"ELE É A LOUCURA DE DEUS!"
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente par o bem daqueles que amam a Deus..." Romanos 8:28a
* Texto extraído do livro: A fé que persevera- Guia essencial sobre a perseguição à Igreja.
Autor: Ronald Boyd-MacMillan; prefácio do Irmão André; Tradução Onofre Muniz.
São Paulo: Missão Portas Abertas, 2009.





quarta-feira, 14 de abril de 2010

SERÁ QUE DEUS É CULPADO?

Finalmente a verdade é dita na TV Americana.
A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela: “Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?” Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia: “Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?”
À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc... Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O’hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas…
A Bíblia que nos ensina que não devemos matar roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém. Logo depois o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: “Um perito nesse assunto deve saber o que está falando”. E então concordamos com ele.
Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos… (há diferença entre disciplinar e tocar).
Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: “Está bem!”
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino. Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet. E nós dissemos: “Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso”. Agora nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado; porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios… Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos só aquilo que semeamos!!!
Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus: “Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?” A resposta dele: “Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!” É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno.
É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.
É triste como alguém diz: “Eu creio em Deus”. Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal, também “Crê” em Deus. É engraçado como somos rápidos para julgar, mas não queremos ser julgados! Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros! É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho. É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana.
Você mesmo pode não querer reenviar esta mensagem a muitos de sua lista de endereços porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou do que pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado.
Não é verdade? Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa… “Garanto que Ele que enxerga tudo em nosso coração está torcendo para que você, no seu livre arbítrio, envie estas palavras a outras pessoas”. Passe essa mensagem adiante, se acha que ela tem algum mérito.
Se não, ignore-a… e apague-a…
Onde existe Deus
Existe fome, mas encontra-se o alimento,
Existe dor, mas encontra-se o remédio,
Existe guerra, mas pode-se estabelecer a Paz,
Existem problemas, mas, também, há soluções,
Pode-se estar só, mas não há solidão.
Onde Ele não está,
A fome mata,
A dor enlouquece,
A guerra dizima,
Os problemas são senhores,
E a solidão é companheira, mesmo no meio da multidão.
Cabe a cada um fazer a sua escolha e receber os resultados.
E, por incrível que pareça, esta é a única escolha que podemos mudar quantas vezes quisermos;
Afinal, Deus é o único que sempre tem os braços abertos para nós, quando o procuramos, arrependidos, independente do que tenhamos feito ao abandoná-lo e por quanto tempo estivemos afastados.

terça-feira, 13 de abril de 2010

QUE PREGAÇÃO É ESTÁ?!


" Meus irmãos, um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu numa plantação de espinhos que começaram a sufocá-lo. Tentando sair daquela situação, ele gastou todo o seu dinheiro até ficar pobre, a ponto de comer a comida dos porcos numa fazenda , Foi então que ele encontrou a rainha de Sabá,que lhe deu um prato de lentilhas, cem talentos de ouro, vestido brancos e um cavalo...

Ao prosseguir viagem, seus cabelos se enroscaram numa árvore, e o homem ficou pendurado por muitos dias, mas os corvos lhe trouxeram comida e água, de sorte que ele comeu cinco mil pães e dois peixinhos... Uma noite, quando ainda estava suspenso, Dalila, sua mulher, chegou e sorrateiramente cortou seus cabelos. O homem caiu em pedregais escorregadios, mas levantou-se e andou. Então choveu quarenta dias e quarenta noites, e o homem escondeu-se numa caverna, onde se alimentou de gafanhotos e mel silvestre.
Saindo encontrou um servo chamado Zaqueu, que o convidou para jantar . Mas o homem desculpou-se, dizendo que não podia porque tinha comprado uma manada de porcos perdidos como ovelhas sem pastor. Foi então que um leão faminto tragou os porcos, mas Golias derrotou o leão com a sua funda e mostrou ao homem o caminho que levava a Jericó...
Aos aproximar-se das muralhas da cidade, ele viu Jezabel na janela, Porém, ao invés de ajudá-lo ela riu. Indignado o homem bradou em alta voz: Lançai-a fora! E eles a lançaram fora setenta vezes sete. Dos fragmentos foram recolhidos doze cestos, e disseram : Bem aventurados os pacificadores... Por tanto, irmãos, reflitamos: na ressureição dos mortos, de quem, será esta mulher?"
Esta narrativa fictícia e exagerada mostra que precisamos nos dedicar aos estudo sistemático das escrituras e das regras da Hermenêutica.
* Texto extraido do Livro: ERROS QUE OS PREGADORESDEVEM EVITAR
Autor: Ciro Sanches Zibordi - Editora CPAD

sábado, 10 de abril de 2010

Culto de Missões


Amanhã dia 11 de Abril Domingo será o nosso culto de Missões. Venha participar conosco.

você e sua família e nosso convidado.

Venha traga um amigo, Deus tem uma palavra para o teu coração.

Contamos com a sua presença

Secretária de Missões em Malvinas 2